Terapias Integrativas para Potencializar a Sua Saúde e Seus Clientes

Com o passar dos anos, a medicina se tornou mais aberta para outras formas de tratamento do corpo e da mente.

Um ótimo exemplo são as Terapias Integrativas que já são práticas bastante aplicadas em diversos hospitais, inclusive no SUS (Sistema Único de Saúde – brasileiro).

Você sabe quais são elas e como essas Terapias Integrativas podem contribuir com a sua saúde e bem-estar?

Confira nesse artigo!

Conheça as Terapias Integrativas para Potencializar a Sua Saúde!
Conheça as Terapias Integrativas para Potencializar a Sua Saúde! euConsciência.com

Aprenda A Usar As Terapias Integrativas E Complementares Como Cura

O Sistema Único de Saúde (SUS) já reconhece a importância que as Terapias Integrativas podem ter no tratamento médico.

No Brasil foram implementadas oficialmente 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) através do SUS, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Esse é apenas um exemplo do reconhecimento da eficácia dessas terapias pela medicina tradicional.

E quais são as vantagens de aplicá-las?

Veja a seguir!

Quais Os Benefícios Das Terapias Integrativas?

As Terapias Integrativas têm desempenhos notáveis quando se trata da prevenção de doenças, além de contribuir muito no bem-estar dos pacientes.

Elas também podem tratar tanto as doenças de fator físico quanto as psicológicas.

Alguns exemplos são a hipertensão, depressão e dores no corpo.

Seus benefícios são o resultado de uma aproximação diferente dos tratamentos convencionais.

Nas terapias, o paciente é visto como um todo, enquanto outros tratamentos os vêem como diversas partes separadas que precisam ser tratadas individualmente.

Essa aproximação faz com que o processo de cura seja mais humano e integral, e os resultados são surpreendentes.

Quais são as terapias integrativas e complementares?

Existem diversas práticas, cada uma aplicada da sua maneira e finalidade.

Como em outras situações e áreas da vida não existe uma única ação, técnica ou ferramenta que resolva todas as demandas e necessidades.

Conheça a seguir cada uma das terapias complementares e integrativas disponíveis no SUS e outras também, já consagradas por seus resultados e disponíveis através de profissionais terapêuticos.

Clique nos cadeados abaixo para abrir a descrição completa!

Embora a Aromaterapia seja comumente associada a harmonização, equilíbrio e saúde do corpo, mente e bem-estar em virtude da ação dos óleos essenciais, desde de 1900, muitos óleos essenciais demonstram eficácia para assepsia, combate a infecções e ação cicatrizante, a exemplo da lavanda em casos de queimaduras e feridas.

O químico francês, René-Maurice Gattefossé (1881-1950) – Pai da Aromaterapia, desenvolveu estudos, meios de plantação, extração e produção industrial de óleos essenciais que tiveram papel importante contra a Gripe Espanhola (1918) e em hospitais militares (1a. Guerra Mundial) e civis.

Embora a Aromoterapia seja comumente associada a harmomnização, equilíbrio e saúde do corpo, mente e bem-estar em virtude da ação dos óleos essenciais, desde de 1900, muitos óleos essencias demonstram eficácia para assepsia, combate a infecções e ação cicatrizante, a exemplo da lavanda em casos de queimaduras e feridas.

O químico francês, René-Maurice Gattefossé (1881-1950) – Pai da Aromoterapia, desenvolveu estudos, meios de plantação, extração e produção industrial de oleós essenciais que tiveram papel importante contra a Gripe Espanhola (1918) e em hospitais militares (1a. Guerra Mundial) e civis.

Une elementos artísticos e terapêuticos para trabalhar aspectos conscientes e inconscientes da mente de modo a conciliar o mundo subjetivo do indivíduo e o mundo objetivo exterior nas relações humanas e interpessoais.

Utiliza recursos e materiais de diversas áreas artísticas com fins terapêuticos: artes plásticas, cênicas, instrumentos musicais, canto, etc.

A medicina ayurvédica é também tida pela OMS como uma filosofia de vida, trata-se de antigos conhecimentos Indianos baseados na observação e nos cinco elementos vitais (éter, ar, fogo, água e terra) designados como Ciência ou Conhecimento da Vida.

O tratamento ayurvédico é individualizado a cada pessoa, faz uso de técnicas respiratórias, massagens, posturas corporais e exercícios, além do uso de plantas terapêuticas e orientações alimentares.

Através de técnicas corporais da psicologia, exercícios de respiração e de verbalização, trabalha bloqueios emocionais e tensões físicas para compreender sentimentos reprimidos.

A Constelação Familiar é uma abordagem sistêmica desenvolvida por que se fundamenta em modalidades pisoterapeutas como: terapia Gestalt, psicanálise, estrutura familiar de Virginia Satir, terapia psicodinâmica, hipnoterapia, terapia familiar sistêmica e crenças Zulu.

Atua de forma eficaz em questões originais na estrutura familiar, relacionamentos difíceis entre pais e filhos e com desafios de relacionamentos pessoais.

A cromoterapia utiliza os efeitos vibracionais das cores que podem ser estimulantes e quentes para o vermelho, laranja e amarelo e, calmantes e frias para o verde, azul, anil e violeta, para restaurar o equilíbrio energético e físico da pessoa.

Prática ancestral associada a ritmo, canto, movimentos de braços e mãos, executada em geometria circular em grupo para gerar integração humana, desbloqueios de sentimentos, emoções reprimidas que proporciona aos participantes equilíbrio mental e social.

Faz uso dos chamados frutos da terra (barro, lama e argila, pedras e cristais) para promover bem-estar físico e emocional através de suas diferentes propriedades químicas e energéticas sobre os centros de energia do corpo.

Através de várias técnicas hipnóticas permite ao paciente atingir estados alterados de consciência, relaxamento profundo e concentração para lidar melhor e resolver questões como fobias, medos, situações de estresse, insônia e também dores físicas e doenças crônicas.

A hipnoterapia também traz excelentes resultados para quem busca autoconhecimento, potencializar suas habilidades, saúde e bem-estar.

Fundamentada no Vitalismo, filosofia nascida na Era da Antiguidade que defende a existência da Força Vital que distingue Seres Vivos dos demais elementos da natureza, foi sistematicamente desenvolvida no início do século XIX como medicina homeopática pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann.

Trata-se de uma abordagem holística cuja abordagem terapêutica utiliza a tríade: Leis dos Semelhantes (*), experimentação em humanos sadios e uso de medicamentos em diluições infinitesimais que permitem ao organismo ativar e potencializar seu sistema de cura natural.

(*) A Lei dos Semelhantes – Similia Similibus Curantur – cujos primeiros registros históricos são atribuídos à Hipócrates, defende que substâncias naturais de origem vegetal, mineral e animal, são potencialmente curativas dos mesmos sintomas que são capazes de produzir quando utilizadas em doses tóxicas de altas concentrações.

A prática de imposição de mãos possui origem milenar, permite emanar ou direcionar energia vital (também chamada de prana ou Qi) sendo utilizada em várias técnicas terapêuticas como principal instrumento ou componente auxiliar e integrante de processos preventivos e curativos.

O objetivo da imposição de mãos é auxiliar a pessoa que recebe a energia a equilibrar seu estado energético de modo que seu organismo possa a partir disso encontrar e manter seu ponto de equilíbrio de energia vital.

Conheça mais sobre a técnica de imposição de mãos neste artigo: Como Funciona a Imposição de Mãos Através do MTVSS.

A Yoga é uma prática corporal meditativa de origem oriental disseminada por inúmeros estilos ou linhagens como Kundalini-yoga, Hatha-yoga, Vinyasa-yoga entre muitas outras.
A prática regular de Yoga proporciona maior equilíbrio energético, emocional, hormonal e imunológico, regula o sistema nervoso, os ciclos de sono e o metabolismo, além de vitalidade física.

Toda abordagem terapêutica se baseia em fundamentos da Escolha Antroposófica em destaque para a estrutura Trimembração de corpo (cabeça, tronco e membros) e da Quadrimembração que enxerga a pessoa em seus constituintes: corpo físico, corpo etérico, do corpo astral e espiritual (a percepção do “Eu”).

A medicina antroposófica se utiliza de vários recursos da medicina clássica e também complementares como banhos e outras terapias integrativas para alcançar os objetivos promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças.

A Acupuntura é um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), funciona a partir de estímulos em pontos energéticos no corpo para liberar e equilibrar o fluxo de energia.
O fluxo de energia é regido pelo princípio de funcionamento dos Cinco Elementos (madeira, fogo, terra, metal e água) que equilibram o corpo sob aspectos físicos, emocionais e energéticos.

Além das finas agulhas próprias para Acupuntura, é comum a utilização de outros recursos para ativar os pontos energéticos (chakras e meridianos) como moxabustão (uso de calor), ventosas presas na pele através de vácuo provocado por combustão (fogo) ou retirada de ar a frio.

A prática da meditação está inserida de forma milenar em filosofias e religiões orientais e ocidentais também, com isso são muitas as técnicas para se praticar a meditação das mais simples baseadas na atenção à respiração há outras que incluem rituais preparatórios conforme sua origem.

No entanto, conforme amplamente constatado por inúmeros estudos científicos, para se obter os benefícios da meditação não se faz necessários rituais de qualquer natureza.

A melhor concentração, melhora cognitiva, emocional e hormonal estão entre os benefícios dos muitos outros benefícios mapeados nesses estudos.

Naturopatia ou medicina naturopata busca compreender primeiro corpo, mente e a espiritualidade da pessoa, para então, diagnosticar a doença que a acomete.

Muitas técnicas terapêuticas holistas e de carácter natural são utilizadas no processo de diagnóstico, cura e promoção da saúde na Naturopatia.

Através de, por exemplo, Nutrição, Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura e outras técnicas busca-se prover mudança de comportamento que permita ao próprio corpo encontrar seu equilíbrio e cura e, a pessoa se capacitar a mudar seus hábitos para uma vida mais saudável.

A Osteopatia ativa os sistemas circulatório, linfático e nervoso central e periférico e traz benefícios em patologias como  artrite , dores lombares, cefaleia, melhora postura corporal, digestibilidade entre muitos outros males ao relaxar e reestruturar a estrutura musculoesquelética.

Aplicado por diversas vias o Ozônio (combinado com concentrações de Oxigênio) permite recuperar a capacidade metabólica e tecidual do corpo para tratamento único ou complementar de inúmeras doenças, feridas, diminui inflamações, melhora o sistema imunológico e alivia dores crônicas.

A Biodança foi desenvolvida por Rolando Toro (1924-2010), psicólogo, a partir de 1965. Ele chegou a ser indicado ao prêmio Nobel em 2001 por seu trabalho e fantásticos resultados da técnica de Biodança na melhora da saúde mental, emocional e integração social de pacientes psiquiátricos.

São mais de 250 exercícios desenvolvidos a partir de rituais de dança e estudos antropológicos sobre culturas antigas que visam aumentar a consciência humana, saúde, vitalidade e alegria de viver, aspectos indispensáveis para manter e recuperar a saúde.

 

Por meio de técnicas terapêuticas específicas e através de variações nos elementos musicais como melodia, ritmo e harmonia é possível estimular emoções, sentimentos e respostas físicas com o objetivo de relaxar, recuperar energias e lidar melhor com dores físicas e emocionais.

Plantas medicinais (fitoterápicos) possuem substâncias conhecidas como princípio ativo, que se caracterizam por sua ação bioquímica em processos metabólicos de células, tecidos e órgãos do corpo exercendo diversas funções reguladoras.

Diferentemente dos medicamentos convencionais que utilizam substâncias químicas isoladas (também retiradas de plantas), os fitoterápicos se beneficiam da forma mais natural dos princípios ativos.

A Fitoterapia atual se utiliza de estudos científicos e meios seguros de produção de fitoterápicos a partir de todos os conhecimentos milenar da Fitoterapia Chinesa e Brasileira.

A Quiropraxia ao analisar a estrutura mecânica do conjunto de nervos, músculos e ossos permite diagnosticar e tratar todo o sistema neuromusculoesquelético a partir de manobras aplicadas nos tecidos moles, músculos, articulações e coluna vertebral.

Além da correção de posturas corporais, agem no alívio de dores e autocorreção do organismo de forma natural sem o uso medicamentoso.

Através dos chamados pontos reflexos (microsistemas) presentes nos pés, mãos e orelhas, que se conectam com outras partes do corpo, podemos ativar o fluxo de energia meridianos proporcionando relaxamento, alívio de dores e potencializar a auto eliminação de toxinas pelo organismo.

A Reflexoterapia é mais conhecida por reflexologia e associada ao ato de se massagear os pés, no entanto, trata-se de uma terapia muito abrangente e eficaz na manutenção da homeostase (equilíbrio metabólico do organismo).

São várias as denominações e tipos de Reiki, todos se baseiam na canalização de energia sutil, chamada Qi (ou prana), através das mãos com o objetivo de eliminar bloqueios energéticos, limpar o corpo de toxinas, proporcionar estados de consciência que permita a pessoa e seu corpo encontraram mais saúde física e emocional.

A massagem em bebês e crianças conhecida por Shantala é uma prática ancestral indiana realizada normalmente pelas mães em seus filhos pequenos, além de acalmar a criança, reforça vínculos afetivos, estimula seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

A técnica foi assim batizada de Shantala pelo médico Frederich Leboyer em homenagem à mulher com quem aprendeu a massagem, ao presenciá-la massageando o filho.

Há vários estudos científicos que demonstram os efeitos benéficos da massagem Shantala em bebês seja no desenvolvimento da criança e na recuperação de bebês internados, como este realizado pela Fiocruz em sua Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – Fundação Oswaldo Cruz.

Envolve a participação de membros de uma comunidade local em diversas atividades sociais e voluntárias com o objetivo de reforçar laços sociais, reunir recursos, gerar apoio e identificar capacidades individuais em benefício à comunidade.

São vários os sistemas terapêuticos baseados nos benefícios e efeitos que óleos e essências de plantas proporcionam, sendo o mais conhecido o chamado Florais de Bach.

Cada floral possui características e aplicações próprias podendo ser utilizados individualmente ou combinados conforme o sistema floral.

Acesse o post Essências Vibracionais da Mata Atlântica de Sandra Epstein para saber mais sobre o uso de florais e seus benefícios.

Propriedades da composição química e radioativa de diferentes águas sejam do tipo radioativa, ferruginosa (concentração de ferro, indicada para combater anemias) , sulfurada (concentração de enxofre, indicada para combater diabetes, melhorar do sistema respiratório e reduzir inflamações cutâneas), bicarbonatada (alcalina, concentrações de sódio, cálcio ou magnésio, melhora a digestão) entre muitas outras, traz inúmeros benefícios ao equilíbrio e funcionamento do organismo.

Além da ingestão, muitas outras formas são utilizadas nas terapias termais como banhos de imersão e sauna.

Esclareça Suas Dúvidas Sobre Como Ser Um Terapeuta Integrativo!

Acompanhe respostas às perguntas mais comuns sobre a formação e atuação de um profissional terapeuta que atua com terapias integrativas e complementares.

O Que É Um Terapeuta Integrativo?

Um terapeuta integrativo é aquele que planeja, aplica e coordena práticas integrativas e complementares visando a prevenção e tratamento de enfermidades físicas e psicológicas.

Como existem diversas terapias e cuidados necessários nessa categoria, é importante que o profissional seja interdisciplinar, ou seja, estude diversas áreas e técnicas para melhorar sua eficácia.

Entrar no mercado da área é possível com cursos e aulas independentes, mas uma graduação na área pode ajudar muito para conseguir um bom destaque.

A graduação também pode beneficiar profissionais já formados em cursos como Psicologia e Medicina, pois ampliará sua área de atuação e contribuirá com a melhora dos seus pacientes.

O Que Faz O Profissional de Terapias Integrativas?

O profissional tem tarefas que podem variar desde a prática das terapias que dominou até os planejamentos e supervisões delas.

As habilidades do terapeuta muitas vezes são usadas em complemento com outros procedimentos médicos, como é feito na maioria dos hospitais e postos de saúde.

A conduta ética e cuidados higiênicos também têm extrema importância, e precisam condizer com as políticas dos consultórios e clínicas.

De fato, o conhecimento profundo das práticas e dos recursos necessários para executá-las é o maior diferencial para garantir a cura e prevenção de doenças. Mas é necessário entender bem a anatomia e fisiologia do ser humano para garantir seu efeito.

Ou seja, o terapeuta integrativo precisa ter domínio das técnicas complementares e compreender o corpo e mente do ser humano, sempre agindo com o objetivo de trazer bem-estar aos seus pacientes.

Quanto Ganha Um Terapeuta Integrativo Complementar?

O salário pode variar entre R$ 1.600,00 até R$ 4.700,00 dependendo do nível do profissional e porte da instituição.

Outra opção é trabalhar de maneira autônoma, assim que já tenha o conhecimento das práticas.

O valor de cada consulta depende da técnica e do custo das ferramentas necessárias para sua aplicação.

Como essa área está em constante evolução e recebendo reconhecimento, mais instituições estão procurando atuantes de terapias integrativas, gerando grandes oportunidades para aqueles que procuram dominá-las.

Qual a Diferença Entre Terapeuta Holístico e Terapeuta Integrativo?

Os termos “Terapia Integrativa” e “Terapia Holística” podem causar um pouco de confusão, já que muitas práticas são usadas pelos dois tipos de profissionais.

Enquanto o termo “holístico” vem do conceito de um todo, o termo “integrativo” vem de contribuir, complementar.

Ou seja, o terapeuta integrativo aplica suas técnicas em conjunto com os métodos de cura da medicina convencional, enquanto o terapeuta holístico usa apenas o seu conjunto de terapias para curar o paciente.

Por mais que as práticas possam ser as mesmas entre esses dois profissionais, o grande diferencial está no modo de usar seus conhecimentos: ou em conjunto com outros métodos científicos ou de maneira isolada.

Como Posso Me Tornar Terapeuta Integrativo?

Existem cursos de tecnólogo e graduação em faculdades para terapeutas integrativos e complementares.

Existem tanto opções online quanto presenciais, e a duração varia de 3 a 5 semestres.

Neles são ensinadas: as bases da integração das terapias com procedimentos convencionais, a ética necessária para atuação, o uso das práticas de maneira preventiva, as principais técnicas (como meditação, aromaterapia, constelação familiar etc.), a anatomia e fisiologia humana, entre outros temas.

É a melhor oportunidade para se aprofundar nos conhecimentos terapêuticos, e os cursos contribuem bastante no momento de procurar um emprego na área.

Onde Trabalhar Como Terapeuta Integrativo?

As oportunidades de trabalho podem ser encontradas em clínicas e hospitais, tanto públicos quanto privados.

Outros lugares com interesse nesse tipo de profissional são clínicas especializadas em terapia, casas de repouso, spas, entre outras instituições.

Vale ressaltar que o SUS já utiliza 29 práticas complementares, então existem diversas oportunidades de atuação no convênio do sistema público de saúde do Brasil.

Com cada vez mais estudos comprovando a contribuição da Terapia Integrativa na qualidade de vida das pessoas, mais possibilidades serão abertas para aqueles que quiserem se aprofundar nessa área.

Para Conhecer Mais Sobre Terapias Integrativas e Complementares

Quer conhecer mais sobre práticas que contribuem com seu bem-estar?

Acompanhe as nossas publicações e entre em contato conosco quando quiser!