O Caibalion e My Big TOE Juntos: Conhecimentos e Práticas Sobre Consciência para nossa vida diária

O Caibalion, publicado em 1908, traz a sabedoria de Hermes Trismegisto – O Mestre dos Mestres do Egito Antigo, de que a Natureza do Universo é Mental.

My Big TOEMinha Grande Teoria de Tudo, do físico americano Tom Campbell, traz o conhecimento científico contemporâneo de que vivemos em uma realidade virtual e afirma que a Consciência é fundamental e que tudo que existe se deriva dela.

Ambos os conhecimentos, O Caibalion e My Big TOE, nos apresentam as regras de funcionamento da realidade e compreendê-las nos dá condições de lidar melhor com todas as situações na vida.

Eu tive a incrível oportunidade de participar do workshop O Despertar com May AndradeTemporariamente Humana e com Mário Jorge SantosMy Big TOE Brasil, e de compreender o que há de comum e complementar entre o Hermetismo e a Teoria de Tudo de Tom Campbell.

Foi um verdadeiro salto quântico na minha jornada de expansão de consciência e compreensão da realidade!

Continue a leitura para saber mais sobre tudo isso, acesse no final do post as referências para se aprofundar nos conhecimentos que nos permitem compreender a realidade e o que verdadeiramente somos, enquanto Seres Existenciais!

O Caibalion e Os Setes Princípios Herméticos do Funcionamento da Realidade

Embora me fosse familiar os nomes Caibalion, Hermes Trismegisto e os escritos da Tábua de Esmeralda de conversas anteriores sobre conhecimentos iniciáticos, foi May Andrade que despertou o meu interesse por tudo isso, principalmente, por suas explicações sobre o princípio do Mentalismo.

Associei imediatamente o Mentalismo ao mundo das ideias de Platão e de forma mais próxima, do conceito de consciência apresentado por Tom Campbell em My Big TOE, conforme explicarei mais adiante.

O Caibalion mais que muitos outros, não é livro para uma leitura única, ele pode ser utilizado como um manual sobre o funcionamento da realidade ou como uma introdução às leis ocultas que regem a realidade.

Sua mensagem poderá não ser de fácil compreensão para seres “desavisados” de que nós Seres Existenciais experienciamos imersivamente uma realidade virtual, que parece física-material e tridimensional em decorrência dos nossos cinco sentidos e da nossa mente que a interpreta como sólida e realista.

Falarei especificamente sobre o livro O Caibalion em outro post, adianto somente que ele foi publicado em 1908, sua verdadeira autoria é rodeada de mistérios pois foi assinado anonimamente, por “TRÊS INICIADOS”.

Ainda que existam controvérsias, atualmente, há quem defenda indícios da verdadeira autoria do livro como sendo de William Walker Atksinson, conforme veremos posteriormente.

Os Sete Princípios Herméticos

No workshop O Despertar, May Andrade destacou o Princípio do Mentalismo e os três aspectos do Ser, aqui vou sumarizar cada um dos setes princípios para manter o post para uma leitura rápida e introdutória do tema.

May Andrade - Canal Temporariamente Humana - Workshop O Despertar

Observe que diante de conceitos inéditos ao nosso repertório, é comum que o uso e significados de alguns termos nos causem estranheza, inicialmente. 

Se for o caso com o que vem a seguir, mantenha a serenidade que a compreensão virá oportunamente e curta o contexto do livro de mais de cem anos e da sabedoria milenar que ele traz.

Princípio do Mentalismo

Axioma: “O TODO é MENTE; o Universo é Mental” – O Caibalion

Este é o princípio base para compreendermos a realidade como a percebemos, tudo que achamos ser material, sólido, concreto, os fenômenos de qualquer natureza, a energia, a nossa existência, a vida, e de tudo que há, se passa na Mente do TODO.

Isso significa que o Universo e nós, somos uma criação, uma projeção e “pensamento” na Mente do TODO.

Princípio de Correspondência

Axioma: “O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima” – O Caibalion

Uma vez compreendido o princípio base da natureza mental do universo e que a realidade não é sólida como a interpretamos, podemos assimilar a ocorrência de diversos planos de existência, muito além do conceito habitual do que é a vida.

Três são os planos básicos de existência: material, mental e espiritual. Cada um possui inumeráveis subdivisões numa escala de níveis vibracionais, como veremos no próximo hermético. 

As leis que regem os fenômenos de um plano possuem correspondência e funcionamento em outros planos. 

Princípio de Vibração

Axioma: “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” – O Caibalion

Este princípio explica que as diferentes manifestações de matéria, energia, mente e espírito são variações vibracionais da mesma coisa. O TODO é a mais elevada vibração.

A manifestação da matéria, que aparenta estar parada, ocorre na parte inferior da escala vibracional.

Em partes superiores da escala ocorre a manifestação do espírito, que também aparenta quase estar parado, assim como quando observamos uma roda girando em alta velocidade.

Princípio de Polaridade

Axioma: “Tudo é Dual; tudo tem polos; tudo tem o seu par de opostos; igual e desigual são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encontram; todas as verdades são nada mais que meias-verdades;” – O Caibalion

Este princípio explica que os opostos são simplesmente os extremos da mesma coisa, em graus diferentes.

Entre muitos exemplos, o livro explica que o amor e o ódio são estados mentais, que aparentemente tão diferentes entre si, são na verdade diferentes graus da mesma coisa, enquanto sentimento atribuído a algo ou alguém.

E traz, “quem já não vivenciou uma situação pessoal, ou presenciou, um caso de amor que se transformou em ódio ou o inverso“.

Dominar o princípio da polaridade nos permite conscientemente mudar de polaridade para lidar de forma mais produtiva em várias situações na vida.

Princípio de Ritmo

Axioma: “Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; tudo sobe e cai; a oscilação pendular se manifesta em tudo; a medida da oscilação à direita é a medida da oscilação à esquerda; o ritmo é a compensação.” – O Caibalion

Este princípio explica toda manifestação de movimento “pendular”, de ir e vir, de marés, de criação e destruição, de elevação e queda e principalmente, da ocorrência de altos e baixos dos estados mentais.

Podemos não escapar da oscilação dos estados mentais, no entanto, compreender e dominar este princípio permite até certo grau neutralizar e equilibrar seus efeitos mais impactantes.

Princípio de Causa e Efeito

Axioma: “Toda Causa tem o seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; tudo ocorre de acordo com a Lei; o Acaso é tão somente um nome para uma Lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei. ” – O Caibalion

Nós não temos conhecimento e compreensão de todos os elementos causadores dos efeitos que constatamos em nosso plano físico.

Porque existem vários planos de causa e efeito sendo que os planos superiores exercem influência sobre os planos inferiores.

Dominar métodos para se elevar a planos superiores é o que permite até certo grau nos tornarmos agentes causadores conscientes dos efeitos que desejamos manifestar em nosso plano.

Princípio de Gênero

Axioma: “O Gênero está em tudo; tudo tem seu Princípio Masculino e Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos.
” – O Caibalion

O princípio do gênero também se manifesta nos planos, mental e espiritual, de formas diferentes a que se manifesta no plano físico através dos sexos: masculino (inseminação) e feminino (gestação).

Nada pode ser manifestado, ou criado, em qualquer dos planos sem este princípio, que opera a geração (gérmen, semente de uma ideia, de algo),  a regeneração (o aperfeiçoamento e crescimento) e a criação (realização completa do que será criado).

Como Compreender As Leis Ocultas da Realidade

No workshop, O Despertar, May Andrade esclarece que os sete princípios apresentados no livro O Caibalion correspondem às leis ocultas que explicam o funcionamento da realidade nos três grandes planos físico, mental e espiritual.

O conhecimento sobre essas leis universais foi transmitido ao longo dos tempos por mestres a seus discípulos sempre de forma cifrada, oculta e protegida. 

Somente aos “escolhidos”, aos iniciados na jornada de compreensão da realidade maior.

Essa forma oculta procurou evitar perseguições a exemplo da Inquisição na Idade Média, além de que, são conhecimentos que poucos estão preparados para receber.

Para compreender o verdadeiro significado precisamos ir além da interpretação literal dos textos, é necessário interpretar a mensagem oculta dos escritos iniciáticos, seja em O Caibalion e outras fontes de conhecimentos antigos.

E mais, precisamos estar dispostos conscientemente a receber e aprender novos conceitos que a mente-humana-cognitiva não é habilitada a compreender.

Porque suas características de funcionamento e referências são concebidos somente a partir do plano físico-material-tridimensional.

Não somos a nossa mente, apenas nos confundimos com a mente que a partir dos cinco sentidos, nos dá essa percepção imersiva de realidade física-material.

My Big TOE - Minha Grande Teoria de Tudo, de Tom Campbell: Explica a Consciência e a Realidade

Mário Jorge Santos é o representante de Tom Campbell no Brasil, responsável pela tradução para a língua portuguesa da trilogia de livros My Big TOE (Despertar, Descoberta e Funcionamentos Internos) com mais de 3 mil exemplares vendidos, trouxe Tom Campbell à São Paulo para um curso imersivo de expansão de consciência (atualmente ONLINE) de palestras e práticas meditativas orientadas pelo próprio Tom.

Mário Jorge Santos - My Big TOE Brasil - no Workshop O Despertar

Sempre agradeço ao Mário Jorge por sua dedicação em divulgar e disponibilizar em língua portuguesa o modelo científico de Minha Grande Teoria de Tudo (My Big TOE) de Tom Campbell, que traz tantos conhecimentos para compreendermos mais da realidade, da consciência e de nós mesmos. 

My Big TOE (Theory Of EveryThing) do físico americano Tom Campbell trata-se de um modelo científico sobre a Consciência, sua existência, funcionamento e evolução.

Descreve a mecânica da consciência, o funcionamento da Realidade a partir de um ponto de vista mais amplo, o que nos ajuda a compreender mais o que verdadeiramente somos, enquanto Seres Existenciais “vivendo” nesta aparente realidade física-material.

Tom Campbell é pesquisador da Consciência há mais de 40 anos, desenvolveu sua teoria de tudo, publicada na trilogia de livros My Big TOE (Despertar, Descoberta e Funcionamentos Internos, traduzidos por Mário Jorge Santos – My Big TOE Brasil).

Em sua carreira profissional Tom Campbell se especializou na modelagem de complexos sistemas computacionais para simular ambientes de realidade virtual, tendo trabalho para NASA e Governo Americano (Departamento de Defesa).

Neste outro post Teoria Científica Explica a Consciência, Sua Expansão e a Realidade falo em mais detalhes sobre My Big TOE, neste, a ideia é destacar o que há de comum e de complementar entre o Princípio do Mentalismo de Hermes Trismegisto e Minha Grande Teoria de Tudo de Tom Campbell.

"O Que Está no Mentalismo Hermético É Como O que Está na Realidade Virtual de My Big TOE"

Naturalmente que o título acima é somente um trocadilho, uma brincadeira, com axioma de Correspondência.

Vou procurar destacar em minha opinião e palavras pontos comuns entre o Mentalismo de O Caibalion e My Big TOE de Tom Campbell que explicam a natureza da existência, da consciência, de como funciona a realidade e nós mesmos.

Segundo O Caibalion, "o Universo é Mental, ele está dentro da mente d'O TODO", isso corresponde à Consciência Fundamental em My Big TOE, a realidade virtual, informacional, que funciona de forma digital, computacional.

Ciclo de Criação, no "início" havia somente O TODO como uma Fonte Primordial de Existência, que manifestou sua vontade de experimentar o aspecto de ESTADO, um grau vibracional inferior como o da matéria e de tudo que o há no Universo material.

Na teoria de tudo de Tom Campbell o primeiro dos dois pressupostos é que Consciência existe, inicialmente como uma consciência com potencial para evoluir, nesse aspecto, equivaleria ao O TODO, em O Caibalion.

O segundo pressuposto de My Big TOE é que a evolução é um processo inerente, natural da consciência, isso é como a "experimentação do aspecto ESTADO" em O Caibalion.

"O TODO cria mentalmente o Universo" afirma O Caibalion ao responder a pergunta como o Universo foi criado, "O TODO cria em sua Mente infinita inumeráveis Universos".
A Consciência em My Big TOE cria inumeráveis realidades virtuais para experienciar processos evolutivos (um dos dois pressupostos da teoria de Tom Campbell).

O Caibalion ao explicar o que somos (nossa existência) faz distinção do "eu inferior" que é a mente humana [e sua identificação com o corpo físico] do "Eu" superior (com o uso da letra "E" maiúscula) que é quem "sustenta e examina os pensamentos, as ideias e as imagens do eu inferior".

O "Eu" superior de O Caibalion está para a consciência individuada de My Big TOE, assim como o "eu inferior" está para mente (o Ego) e a identificação com o avatar em nossa realidade física-material (PMR - Physical Matter Reality).

"A Morte não é real, ..., ela é simplesmente o Nascimento de uma nova vida ... em outros planos mais elevados", encontramos em O Caibalion.

My Big TOE explica que a consciência individuada nunca morre, somente o avatar deixa de existir ao término do "pacote de experiência" na realidade virtual, que chamamos de vida.

Como Acessar e Conhecer Mais Desta Convergência de Conhecimentos Sobre a Realidade

O workshop O Despertar de expansão da consciência, com May Andrade e Mário Jorge Santos, encontra-se atualmente acessível no formato ONLINE.

O Despertar de Expansão de Consciência - May Andrade e Mário Jorge Santos

Eles apresentam conceitos milenares da filosofia de Hermes Trismegisto e os modernos nos estudos científicos sobre Consciência e Realidade Virtual e Física Digital da Teoria de Tudo do físico americano Tom Campbell.

Uma imersão para expandir naturalmente a sua consciência, ampliar sua visão de mundo e aplicar esses conhecimentos na sua vida diária.

O conteúdo é o mesmo do evento presencial do qual participei e que me inspirou a escrever este artigo!

Eu Participei do Workshop O Despertar com May Andrade e Mário Jorge Santos
Gerson, Lúcia, Mário Jorge, Sueli, May Andrade e Melissa

Para informações sobre o Workshop Online acesse esta página no site My Big TOE Brasil.

Aguardo e agradeço por seus comentários sobre o Workshop O Despertar com a May e o Mário!

2 comentários em “O Caibalion e My Big TOE Juntos: Conhecimentos e Práticas Sobre Consciência para nossa vida diária”

    • Olá Mário,

      Agradeço muito pelo comentário e por compartilhar tantos conhecimentos de My Big TOE, de Tom Campbell e da sua própria jornada de expansão da consciência.

      Grande Abraço,

      Gerson

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.