Meditação Transcendental: comece a mudar a sua vida hoje mesmo!

A Meditação Transcendental é uma técnica muito simples, natural e profunda que não requer esforço, concentração ou controle da mente.

É muito agradável de se praticar, não envolve crenças, dogmas e mudanças no seu estilo de vida ocorrem naturalmente, a partir das suas escolhas.

Durante sua prática, o corpo e a mente atingem um estado de repouso profundo que proporciona condições para o nosso corpo se regenerar, eliminando tensões e estresses e desenvolvendo o máximo potencial de nossa mente.

meditação transcendental

Meditação transcendental para iniciantes: saiba por onde começar!

Meditação é uma excelente prática para manter equilíbrio emocional, a saúde mental e gerar bem-estar.

Iniciantes podem usar recursos auxiliares como os sons binaurais (com 4Hz entre as frequências em cada ouvido, por exemplo) que facilitam atingir estados mais profundos de meditação mais rapidamente, reduzindo a interferências de ruídos externos e dos pensamentos recorrentes.

A prática periódica da Meditação Transcendental faz com que você desperte e exercite áreas do seu cérebro ainda não exploradas.

Você irá conseguir ordenar os pensamentos de forma mais coerente o que resulta em bem-estar físico e mental, e ainda estimula o seu potencial criativo.

Quer saber por onde começar a praticar a meditação transcendental? Nós te contamos!

Construa o hábito de ter o seu momento

Reserve 1 ou 2 intervalos de tempo ao longo do dia para se desligar um pouco. Busque um local tranquilo, onde você possa se sentar e relaxar com tranquilidade

Encontre uma postura confortável

É possível ficar sentado ou deitado em qualquer posição, desde que esteja confortável, com a coluna reta, ombros relaxados e pescoço alinhado. O importante é você se sentir bem nesse momento.

Aprenda a controlar sua respiração

O controle da respiração pode não ser fácil no começo, mas com um pouco de prática se torna mais fácil. É importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. 

Tenha foco

É possível ter vários tipos de foco para a atenção, como uma imagem, música ou sua própria respiração, o que pode te ajudar com a questão do controle, citada acima.

Para isso, é indispensável que sua mente esteja calma, sem pensar em outros problemas ou outras distrações.  Lembre-se, esse momento é seu!

Qual o melhor tipo de meditação?

Não existe uma meditação melhor que a outra. Depende muito do perfil do praticante, do contexto em que ele está inserido e qual o motivo o levou a buscar essa prática. A recomendação é conhecer os tipos de meditação e praticar aquele que mais faça sentido e que lhe agrade.

Mas para te ajudar a entender um pouco mais sobre os diversos tipos de meditação, listamos alguns abaixo, acompanhe! 

Meditação Mindfulness

O termo significa atenção plena. Nessa prática você fica atento ao que está fazendo naquele momento, treinando a atenção e curiosidade. E há também práticas analíticas, que levariam a certas reflexões ou auto-reflexões.

Meditação Zazen

Um dos objetivos dessa meditação é ter consciência de suas percepções e também das emoções que essas percepções trazem, para chegar ao momento de entrar em comunhão com nós mesmos.

Meditação Vipassana

Ela é fundada no autoconhecimento, na auto-observação e na busca profunda da interconexão entre mente e corpo. Essa técnica é ensinada em cursos presenciais que duram alguns dias, durante os quais os participantes devem seguir um código de disciplina.

Raja Yoga

Seu propósito fundamental é o autoconhecimento, compreender sua origem enquanto Ser Existencial.

Ela pode ser feita sentada ou em movimento e o importante é seguir quatro passos definidos que levam a pessoa a atingir esse estado original de plenitude.

Meditação Transcendental

A técnica é fácil de aprender pois se trata de algo mental e natural. É uma técnica de experiência prática, realizada por meio de áudios binaurais, os conhecidos mantras. Nesta meditação a pessoa aprende a alcançar de forma sistemática o estágio de consciência pura da mente.

Neste tipo de meditação, você não precisa se concentrar, nem controlar seus pensamentos. O intuito é mergulhar na consciência. É um estágio profundo como o sono, só que com a mente alerta. Uma experiência e tanto!

Quais os principais benefícios da meditação transcendental?

Ela nos permite chegar à consciência transcendental, nesse estágio, nosso cérebro funciona em um estado de maior coerência e o corpo adquire o repouso profundo.

Por agir diretamente em nosso sistema nervoso, ela traz como benefício a redução de problemas como: depressão, ansiedade, insônia e síndrome do pânico, além de reduzir os riscos de AVC, hipertensão e infarto.

Como a meditação transcendental age em nosso cérebro?

O praticante da meditação transcendental exibe funções executivas melhores, um pensamento mais prático, melhor capacidade de tomar decisões e sua resposta emocional é mais equilibrada. A prática fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas de nosso cérebro, desenvolvendo um funcionamento cerebral muito mais avançado. 

Para entender como a meditação transcendental age em nosso cérebro, é preciso entender o que são os áudios binaurais. 

O que são os áudios binaurais?

Os áudios ou batidas binaurais são sons capazes de alterar a frequência das ondas cerebrais, influenciando nosso comportamento em diferentes áreas de nossas vidas. 

Eles são formados a partir de duas notas diferentes que geram uma variação de frequência.

A ciência mostra que a exposição a batidas binaurais pode criar mudanças no grau de excitação do cérebro, baixas frequências de 4Hz, por exemplo, desaceleram a atividade cerebral.

Uma curiosidade é que ele se baseia no fato de que nossos ouvidos direito e esquerdo recebem um tom de frequência ligeiramente diferente, mas o cérebro os percebe como um tom único.

Esses áudios são usados em terapias para potencializar a aprendizagem, favorecer o sono, aprofundar a meditação, liberar endorfina e, portanto, relaxar profundamente, controlar a ansiedade e melhorar a concentração E tudo isso, para encurtar a lista de benefícios, os benefícios são inúmeros e a qualidade de vida notável em pouco tempo.

Posso praticar meditação transcendental em casa?

Com certeza ela pode ser praticada em casa e em muitos outros locais, bastando somente que a pessoa possa sentar-se da forma mais confortável possível, fechar os olhos e ouvir o mantra. 

O mais recomendado é sua prática duas vezes por dia. Se possível inicie o dia com meditação e reserve um outro horário no intervalo do almoço por exemplo, ou após o seu horário de trabalho. Procure fazer isso de maneira incremental até que consiga inserir a prática na sua rotina diária.

Curso de meditação transcendental online é confiável?

Atualmente a internet é uma “facilitadora” em nossa rotina, inclusive para praticar a meditação transcendental. O importante é procurar por terapeutas de confiança para melhor te orientar.

Dentre as diversas vantagens em ser guiado por um profissional é a facilidade de chegar ao estado de vigilância mais rapidamente. Quanto melhor for o profissional, mais rápido os alunos aproveitarão todos os benefícios das aulas.Na internet é possível encontrar instrutores confiáveis de meditação guiada. Portanto, não há desculpa para não começar hoje mesmo a praticar meditação. Saiba mais sobre a meditação por meio dos áudios binaurais, busque um espaço confortável e dê início a essa conquista!

euConsciência.com