É bem provável que você já ouviu falar de hipnose, como as que são usadas em truques de mágica, mas saiba que ela vai muito além disso, como a hipnose Ericksoniana, por exemplo.
É um método capaz de mudar a percepção de uma pessoa sobre a realidade, através de um conjunto de técnicas de indução e sugestão.
Você sabia que existem diversos tipos de hipnose além daquelas que são usadas em apresentações e shows, com funções completamente diferentes?
E melhor ainda,
Você sabia que a hipnose pode ajudar a pessoa a eliminar crenças limitantes?
Pois bem, você verá tudo isso e muito mais neste artigo.
Conheça a seguir a Hipnose Ericksoniana que pode ser usada para eliminar crenças limitantes, quebrar as barreiras do subconsciente e alcançar o autoconhecimento.
O Que é a Hipnose Conversacional?
A Hipnose Conversacional, também conhecida como Ericksoniana, é um tipo de hipnose feita através da comunicação, e tem o objetivo de alterar o subconsciente e comportamento de um indivíduo. Mas acima de tudo, o intuito dessa prática é estimular o autoconhecimento.
Isso acontece porque essa técnica mostra para o indivíduo diferentes facetas da sua personalidade. Assim ele percebe que está procurando soluções no lugar errado, pois a solução dos problemas que ele passa estão dentro de si mesmo.
Com as barreiras mentais sendo quebradas e sentimentos pesados sendo tratados, o resultado é uma mente com um potencial infinito, capaz de alterar a realidade ao seu redor e consequentemente viver muito melhor!
Qual o diferencial da Hipnose Ericksoniana?
A principal diferença entre a hipnose clássica e a ericksoniana está na maneira de que são utilizadas.
A hipnose dos truques de mágica funciona através da indução, ou seja, quando a mente está num estado de inconsciência, a pessoa é induzida a mudar certos aspectos do seu comportamento e percepção.
Já na Hipnose Ericksoniana, o processo é feito pela adaptação.
Nesse caso o hipnoterapeuta não tem controle sobre aquele que está sendo hipnotizado e precisará agir de forma diferente dependendo de cada cliente.
Ele apenas fará orientações, respeitando os valores daquele que estiver recebendo o tratamento.
Como Funciona a Hipnose Ericksoniana?
As sessões de Hipnose Ericksoniana são feitas com o intuito de desvendar o potencial ainda bloqueado da mente.
Antes de tudo, o hipnoterapeuta entrevista o cliente para saber exatamente o que ele deseja resolver, depois disso se inicia a hipnose em si.
Primeiro o hipnoterapeuta faz com que o cliente entre em um transe (mas sem fazer com que ele perca totalmente a consciência).
Ele alcança esse feito através do tom e ritmo da sua fala, da sua postura corporal e até da sua respiração.
Depois disso é feito uma série de comandos para incentivar o cliente a ver diferentes possibilidades que ele ainda não havia considerado devido às barreiras criadas pelo próprio cérebro.
Assim ele entende melhor suas capacidades e pensamentos, aliviando os chamados “conflitos internos”.
O maior lema desse procedimento é: tudo que é necessário para resolver um problema já está dentro de você.
Ou seja, tudo que o hipnoterapeuta faz é mostrar partes da mentalidade do cliente que ele ainda não tinha ciência que existia, ou que foram silenciadas por conta de experiências passadas.
A sessão completa leva em torno de uma hora, e durante todo o processo é levado em conta os princípios éticos da Hipnose Ericksoniana, principalmente quanto ao respeito e consideração pelo indivíduo que será hipnotizado.
Hipnose Conversacional para Autoconhecimento
Como vimos anteriormente, a hipnose pode sim ser usada como terapia, se aplicada da maneira correta.
Existe hipnose para dormir, para combater a ansiedade, para tratar a depressão e até para emagrecer. As possibilidades são diversas, já que essa é uma técnica que pode abranger não só a mente, mas também o corpo.
Outro grande benefício da Hipnose Ericksoniana é o autoconhecimento adquirido a partir das sessões.
Ao conhecer outras facetas da nossa personalidade, somos capazes de entender melhor quem realmente somos, e o resultado é a harmonia entre o físico e o mental.
Conheça Milton Erickson
Quem desenvolveu a técnica de Hipnose Conversacional foi o psiquiatra estadunidense Milton Hyland Erickson, que tem grande relevância no ramo da hipnose terapêutica, sendo um dos pioneiros nessa área.

Milton nasceu no dia 15 de dezembro de 1901 em Aurum, Nevada, e faleceu no dia 27 de março de 1980 em Phoenix, Arizona.
Um dos seus maiores feitos foi a criação da Hipnose Ericksoniana, que teve um papel revolucionário para a psiquiatria da época, por trazer uma abordagem diferente da hipnose clássica.
Outra grande conquista foi a fundação da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, na qual ele foi presidente.
Seu interesse na mente humana ficou evidente a partir dos seus 17 anos, quando contraiu poliomielite e teve seus movimentos limitados.
Ele percebeu que dependendo do que pensava, seu corpo reagia de maneira diferente.
Depois dessa percepção ele passou a estudar cada vez mais a hipnose e a psiquiatria, e durante toda sua vida ele desenvolveu tratamentos mentais para contribuir com sua própria condição.
Para Milton Erickson, cada indivíduo tem suas próprias particularidades, e a psicoterapia tem que atender cada paciente de maneira personalizada, e não com métodos padronizados.
PNL e Hipnose Conversacional
A Hipnose Conversacional é a raiz da PNL, sigla para Programação Neurolinguística.
Ambas as técnicas acreditam que para cada paciente é preciso um procedimento diferente, ou seja, deve haver adaptação por parte do terapeuta.
A PNL tem um grande foco nos 5 sentidos, e visa potencializar sua eficiência.
Através da otimização dos sentidos, a mente se torna mais ativa e os comportamentos do indivíduo mudam de acordo.
A principal diferença entre a hipnose e a PNL está no estado da mente durante a aplicação. Enquanto a Hipnose Ericksoniana é aplicada durante um transe mental, a PNL usa a mente totalmente consciente.
O Que é a Hipnoterapia?
A Hipnose Clínica é comprovada e utilizada em diversos hospitais e centros terapêuticos.
Como já mencionado, essa vertente atua com o intuito de tratar complicações físicas e mentais com o uso do subconsciente.
Ao ressignificar experiências e traumas passados, o mundo físico é influenciado, trazendo assim a cura e bem-estar.