Na véspera do Workshop O Despertar 2.0, em Brasília, May Andrade e Mário Jorge conversaram sobre temas que nos ajudam a compreender o que é a Matrix, o que faz sua experiência ser tão imersiva a ponto de a percebermos como um mundo físico, como sair da Matrix ao expandir nossa consciência e assim, ampliar a nossa percepção da realidade.
O assunto desperta muito interesse, ainda mais em tempos de Metaverso, um modelo de realidade virtual com implicações em diversas áreas da vida humana, do entretenimento até aplicações de negócios reais, viabilizadas pelo uso de tecnologias avançadas de computação, Internet etc.
Sair da Matrix, Despertar da Consciência, Perceber a Realidade Maior
Sair da Matrix, despertar da consciência ou perceber a realidade maior são termos equivalentes que utilizamos para expressar o despertar de que a existência e a realidade não se limitam a este aparente mundo físico.
Podemos citar exemplos, que embora possam parecer somente entretenimento, trazem analogias e maneiras didáticas para compreendermos o poder imersivo de uma realidade virtual (RV).
O filme The Matrix demonstrou com maestria o quanto uma realidade virtual pode ser realista para as pessoas imersas nela, ao ponto de inviabilizar que elas percebam, e nem sequer desconfiam da possibilidade de existência de uma realidade mais ampla.
Já o filme Free Guy, aborda muitíssimo bem como uma inteligência artificial pode se desenvolver além da sua programação inicial, dadas as condições necessárias. O filme consegue demonstrar como é o funcionamento de um jogo com múltiplos jogadores em rede (de Internet) para quem não tem familiaridade com videogames em rede.
Existem vários outros e vale ainda mencionar o filme Avatar, que demonstra muito bem como é “pilotar” um corpo físico em um outro ambiente também físico, mas que não é o mesmo em que nos encontramos.
De forma semelhante, nós enquanto consciência que somos, também pilotamos o nosso avatar, o corpo “físico”, nesta realidade virtual que percebemos como física-material.
Por mais que essas analogias sejam lúdicas, sair da Matrix é o objetivo a ser alcançado nesta vida por quem busca expandir a consciência, já despertou para a possibilidade da existência de uma realidade mais abrangente da que somos capazes de perceber através da mente e dos cinco sentidos deste corpo “físico”, com o qual estamos identificados.
Teoria Científica para Sair da Matrix
E sobre como ampliar nossa visão de mundo e compreender a realidade além dos limites da mente, para que possamos de fato sair da Matrix, vamos conhecer um pouco do trabalho do físico americano Tom Campbell, autor de My Big TOE – Minha Grande Teoria de Tudo, traduzido para a língua portuguesa por Mário Jorge Santos.
Tom Campbell como físico nuclear e em sua carreira corporativa, trabalhou para a NASA, para o Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos, desenvolvendo sistemas computacionais para simulações complexas de realidade virtual.
Como cientista independente estudou e pesquisou estados alterados da consciência sem o uso de drogas, motivado inicialmente em compreender a consciência após uma impactante experiência de meditação profunda, que teve ainda na época de estudante durante a graduação em física.
No início dos anos 1970 Tom Campbell conheceu Bob Monroe, que cunhou o termo “viagem fora do corpo” (também chamada de viagem astral, ou sonho lúcido), onde o Tom e alguns outros, foram fundamentais para criar o Laboratório Monroe, elaborar experimentos e realizar pesquisas e estudos científicos sobre a consciência e seu funcionamento.
Tom Campbell prosseguiu suas pesquisas de forma independente por mais 30 anos, inicialmente, desenvolveu uma teoria sobre a Consciência que mais tarde se mostraria capaz de explicar não somente o mundo subjetivo (experiências da mente humana, percepção da realidade subjetiva), mas também era capaz de explicar a realidade objetiva, a física e a metafísica.
O Santo Graal da Física
A partir disso Tom Campbell desenvolveu sua Teoria de Tudo (Theory of Everything – TOE), um modelo científico unificado capaz de explicar a realidade e sua natureza, chamada My Big TOE – Minha Grande Teoria de Tudo, publicada em 2003 em uma trilogia de livros, que em língua portuguesa conhecemos através dos livros Despertar, Descoberta e Funcionamento Internos.
Uma TOE é como o Santo Graal da Física, uma teoria científica unificada capaz de explicar as forças fundamentais da Natureza (força eletromagnética; a força forte; a força fraca e a força gravitacional). Muitos cientistas perseguiram sem êxito a descoberta de uma TOE, inclusive Albert Einstein.
O elemento fundamental que falta para nos permitir sair da Matrix é o mesmo que frustrou todas as iniciativas científicas materialistas conhecidas, para se desenvolver uma verdadeira TOE (teoria de tudo).
A Consciência é Fundamental e tudo se deriva dela foi o que Tom Campbell descobriu através de sua Teoria da Consciência e o que o permitiu desenvolver sua Big TOE (teoria de tudo), que explica e demonstra como a realidade funciona, sendo essa a compreensão da qual necessitamos para sair da Matrix.
Muitos desses temas são apresentados por May Andrade e Mário Jorge Santos na entrevista que me inspirou a escrever este post e da qual tive a honra de presenciar pessoalmente, enquanto eles gravavam!
Entrevista May Andrade - Canal Temporariamente Humana e Mário Jorge Santos - My Big TOE Brasil
Acompanhe a entrevista na íntegra em vídeo e também os destaques em texto após o vídeo, para tirar suas próprias conclusões sobre como sair da Matrix e o quanto isso pode ser benéfico para uma melhor experiência e realização pessoal e evolutiva, nesta vida temporariamente humana!
Conhecimentos Antigos e Contemporâneos da Realidade Virtual
May Andrade – especialista em conhecimentos filosóficos antigos e iniciáticos, destaca que a ideia da vida como uma realidade virtual tem sua origem em conhecimentos passados de forma oral há milhares de anos.
Cita o livro O Caibalion (1908), que traz uma compilação de conhecimentos filosóficos antigos sobre a verdadeira natureza da realidade (As Sete Leis que regem o Universo), atribuídos a Hermes Trismegisto, cujas referências datam de mais de 4 mil anos e no Egito Antigo (3.000 ac) ele era aclamado como Mestre dos Mestres.
May destaca o significado da primeira lei do Hermetismo, Lei do Mentalismo, que diz:
O TODO é Mente. O Universo é Mental.
Ou seja, a natureza do Universo é mental, ou virtual em termos atuais, a concretude, a fisicalidade das coisas é uma ilusão captada pelos nossos cinco sentidos através do corpo e interpretada pela nossa mente.
Por mais que pareçam reais, todas as coisas “concretas”, “físicas” e “materiais” são formas de pensamento que assumem a aparência de serem sólidas, como parte da experiência deste mundo terreno.
Compreender essa primeira lei, de que a realidade é mental, é também o primeiro passo para sair da Matrix!
Mário Jorge comenta que você só precisa de uma ferramenta para acessar essa informação e compreender a verdade: você mesmo. Você é a ferramenta!
Você é a Consciência Individuada com termo utilizado por Tom Campbell ou Centelha Divina como diz May Andrade, ou seja, o Ser (existencial) que você é.
Você não é o personagem (o avatar) com o qual ilusoriamente se identifica com um corpo físico em um mundo material.
Os termos se diferenciam de acordo com a época, à tecnologia e metáforas cabíveis em cada cultura, mas todas se referem em essência ao mesmo conhecimento, compreensão e verdade sobre a natureza da realidade.
May Andrade lembra que o termo conhecimento oculto ou ocultismo (também hermetismo), por vezes mal interpretado, tem sua origem no fato de que esse conhecimento era passado de mestre para discípulo que estivesse preparado (iniciado) para receber esses conhecimentos.
Isso era feito de forma discreta, escondida, oculta para inclusive evitar perseguições, pois quando as pessoas não compreendem algo “novo” para elas, algo fora do senso comum, elas tendem a temer ou rejeitar aquilo como não sendo verdade.
Isso pode desencadear perseguições como os muitos exemplos que temos na história!
Será Que Realmente Queremos Sair da Matrix?
A pergunta parece contraditória, mas é preciso entender que “sair” (da Matrix) significa compreender que a realidade é maior do que a limitada percepção de materialidade do Universo, que não somos a mente, o corpo físico com o qual experimentamos essa vida temporariamente humana.
O que queremos ao sair da Matrix é melhorar nossa compreensão da vida, das regras de funcionamento da realidade e assim fazer melhores escolhas, viver com mais facilidade, felicidade, expandir nossa consciência, evoluir e nos tornar amor, que em essência é o nosso propósito existencial como afirma o físico americano Tom Campbell.
May Andrade diz que sair da Matrix é sair do piloto automático e ter mais domínio da sua vida, de estar consciente a cada momento para fazer escolhas e experimentar uma vida melhor em todas as áreas da vida.
Atenção, a seguir spoiler do filme Free Guy!
Um excelente exemplo de como é funcionar no piloto automático encontramos através do personagem Guy no filme Free Guy, no qual o personagem é um NPC (Non-Player Character), ou seja, um personagem automático do jogo em rede que compõe o ambiente e atividades do videogame, mas que não é controlado por participantes do game.
Dentro da realidade (virtual) do jogo, Guy vive uma vida monótona, repetitiva, opera no automático seguindo sua programação original.
A metáfora do filme é excelente para demonstrar o que é sair da Matrix, no sentido de despertar para uma realidade maior, sair do automático e com isso melhorar sua experiência nesta vida (realidade virtual) que você mesmo (Centelha / Consciência) escolheu experimentar para evoluir! Assim como acontece com o personagem Guy que desperta para a existência de algo maior. ( tudo bem, não vou contar o final do filme, rsrs!).
Estar no Momento Presente
Uma mensagem muito antiga, muito ignorada e ainda assim transmitida de diferentes maneiras ao longo de eras por Buda, por Jesus, outros mestres e mais recentemente, por Eckhart Tolle, é da importância de estar no momento presente.
Pois a vida só existe no momento presente e com a atenção no momento presente é que criamos a oportunidade de despertar para a existência de uma realidade maior.
Mário Jorge esclarece que o passado são apenas informações registradas no Sistema Maior de Consciência (termo de My Big TOE, de Tom Campbell) que não podem ser modificadas (embora possam ser ressignificadas) e o futuro são somente informações de possibilidades de acontecimentos ainda não ocorridos.
Essa afirmação anterior é uma outra forma de dizer que ficar remoendo situações mal resolvidas do passado e criar ansiedade, preocupações e expectativas com o futuro não permite que se viva no momento presente.
Eu Não Sou o Meu Corpo, Eu Não Sou Minha Mente, Eu Sou Consciência
Para auxiliar no processo de despertar e sair da Matrix, May Andrade sugere um exercício diário a ser executado como um “mantra”:
“Eu Não Sou o Meu Corpo, Eu Não Sou Minha Mente, Eu Sou Consciência”.
May explica que nós somos a Consciência que se expressa neste jogo da vida (dimensão mental) através do corpo e da mente, que são instrumentos para a Consciência experienciar esta vida humana.
Despertar para o fato que a nossa existência não se limita a finitude do conjunto corpo-mente traz muita leveza a todos os aspectos da vida e nos ajuda a perder o medo da morte (do avatar) que é o maior medo da mente humana.
Meditar Para Se Perceber como Consciência
A meditação é uma atividade prática, acessível a maioria das pessoas, traz inúmeros benefícios à saúde física, emocional e à espiritualidade, tradicionalmente está presente nas escolas filosóficas, nas religiões orientais e ocidentais e tem como seu maior benefício, ser um meio de conexão com o Ser que você é, para se perceber como consciência.
À medida que você pratica regularmente a meditação com a intenção de conexão, mais você se aprofunda e ganha facilidade para perceber a consciência que você é, e mais ganha compreensão de como sair da Matrix.
Através da Meditação profunda, quando atingimos estados alterados da consciência próximo a frequência de 4Hz (Theta 𝝧), podemos desenvolver habilidades da consciência como acessar dados do sistema da Consciência Fonte por meio da “rede de Internet” de consciência em que todos nós estamos conectados, acessar informações de possibilidades futuras, entre inúmeras outras habilidades.
Desenvolver habilidades da consciência é uma maneira de constatar que a realidade é maior do que somos capazes de perceber somente através do intelecto.
O que o intelecto e a mente conseguem perceber através do avatar são limitados por regras de funcionamento (programação) desta realidade virtual (vida terrena) como parte da experiência de aprendizado e evolução que experimentamos aqui. Isso faz parte das regras do jogo desta realidade e tudo bem!
Crenças Auto Impostas
Se faz necessário compreender que crenças são todas as coisas que aceitamos como verdade sem verificação direta e pessoal e as adquirimos ao longo da vida desde a infância das mais variadas fontes, seja da família, escola, professores, comunidade social, religiosa, etc.
Crenças são barreiras mentais que nos limitam em maior ou menor grau e nos condicionam a não “enxergar” e perceber uma gama maior de possibilidades em situações e aspectos da nossa vida.
“Sua imaginação é super livre” afirma Mário Jorge, mas você se condiciona a não imaginar mais possibilidade devido suas crenças adquiridas e as auto impostas, essas últimas são como programações que nós mesmos instalamos em nossa mente.
Não existem crenças boas, você pode trocar crenças limitadores por possibilitadoras através de técnicas como a PNL (Programação Neurolinguística), por exemplo.
Voz da Intuição versus Voz da Mente: Como distingui-las?
Todo mundo tem intuição, mas é comum não darmos a devida credibilidade e importância às ideias que nos vem à mente através da intuição, principalmente em nossa cultura ocidental que privilegia o pensamento racional, materialista e intelectual.
E por essa razão tendemos a acreditar que todas as ideias vem somente dos nossos pensamentos, que são sempre fruto do nosso raciocínio intelectual, e felizmente, à medida que começamos a meditar, buscar uma compreensão maior da natureza da existência, prestar mais atenção ao momento presente, também começamos a perceber e distinguir o que é intuitivo, do que é racional.
Essa é uma dúvida muito comum de quem inicia a busca por expandir sua consciência, diz May Andrade:
Como distinguir intuição, de pensamento racional (da mente)?
Ou seja, como distinguir a fonte da voz que ouvimos internamente, se ela é da intuição ou da mente. Como distingui-las?
May Andrade e Mário Jorge apresentam duas maneiras de agir diante de uma ideia ou pensamento para ajudar a distinguir o que vem da intuição (da Consciência Individuada, Centelha Divina) ou da mente (ego):
May Andrade diz: Se após uma ideia, surgir um sentimento ou pensamento de medo, de limitação, que tenta bloquear uma ação, aprisionar ou instalar uma crença, isso vem do ego.
Por outro lado, se vier um sentimento que liberta, que amplia as possibilidades, isso só pode ter vindo da Centelha (Consciência) na forma de intuição.
Mário Jorge, exemplifica o uso de uma ferramenta cujo mecanismo é semelhante ao que foi citado por May Andrade.
Ele aprendeu com o mestre Pedro Ingrevallo, na escola Núcleo de Desenvolvimento Humano, que consiste em:
Essa ideia me liberta ou me prende?
Quando você recebe uma ideia que te deixa mais livre, que te dá mais opções e te faz perceber mais sobre aquilo, isso é libertador e permite expandir a consciência, lhe permite experienciar algo e tirar suas próprias conclusões.
Em contrapartida, se a ideia tentar te prender, te limitar, isso pode ser uma tentativa de manipular você e de te conduzir a algo de interesse de outros e não em seu benefício.
E como conhecer mais sobre todos esses temas com May Andrade e Mário Jorge Santos?
O Workshop O Despertar 2.0 para Sair da Matrix
Para se aprofundar nos temas apresentados nesta entrevista por May Andrade – Canal Temporariamente Humana e Mário Jorge – My Big TOE Brasil, conheça o workshop O Despertar 2.0 – ONLINE.
Acesse a página (clique na imagem abaixo) para conhecer em detalhes todo o conteúdo que contém vídeos das apresentações, meditações e exercícios guiados, muitas perguntas respondidas e com a possibilidade de envio das suas perguntas também!
É tão gratificante acessar esses conhecimentos, me sinto exatamente feliz pois, sempre questionei a minha consciência e não dava credibilidade a ela, devido as crenças impostas. Agora sei que posso vive- lá sem medo, pois sei que ela é real. Me sinto livre, liberta e feliz. Gratidão.