Caderno da Gratidão: O primeiro passo para viver positivamente!

Você já ouviu falar sobre o Caderno da Gratidão? É um caderno onde você anota diariamente os seus motivos para ser grato e até mesmo seus sonhos e coisas que você deseja que aconteça em sua vida, para desse modo, atraí-las!

Bacana, né? Como no tudo no universo se trata de energia, nós podemos manipulá-las de maneira muito mais fácil do que imaginamos, e uma dessas maneiras é o Caderno da Gratidão!

Seu Caderno da Gratidão pode ter diversos tamanhos e formatos, afinal o que realmente importa é a sua função e não o visual, mas ele deve ser uma ferramenta que desperte em você uma sensação de prazer, de alegria e de satisfação ao manuseá-lo.

Para isso você pode personalizá-lo com imagens, recortes, desenhos, pinturas, ou simplesmente compre um caderno que seja de seu agrado e pronto, você já pode começar esse processo de transformação, autoconhecimento e de uma vida muito mais positiva!

Quer saber mais sobre como o Caderno da Gratidão pode te ajudar? Acompanhe esse artigo!

Saiba mais sobre o que é e como começar a escrever em seu Diário da Gratidão.
Aprenda a praticar a gratidão em seu dia a dia e aumente significativamente sua qualidade de vida!

O que é o Caderno da Gratidão?

O Caderno da Gratidão é um caderno onde você escreverá todos os seus motivos diários para agradecer, todas suas bênçãos recebidas, conquistas alcançadas, mesmo que ainda pequenas, e também as bênçãos que você almeja receber.

Uma dica importante da professora, palestrante, coach e reprogramadora mental May Andrade, especialista no Caderno da Gratidão é “desenvolver a gratidão como rotina na vida”. Sentir realmente o quanto você é feliz e o quanto já desejou por coisas que têm hoje, mas é importante que venha do coração!

Quanto mais você se aprofundar no motivo ao qual é grato, mais poderoso será o sentimento de gratidão, e é este sentimento que atrairá mais realizações em sua vida e consequentemente mais motivos para você se sentir grato!

Funciona como a teoria da Lei da Atração, ao escrever ou falar, você está emanando para o universo o que deseja, e acredite, ele te devolverá.

Como o Caderno da Gratidão vai me ajudar a viver melhor?

Ao longo dos anos, diversas pesquisas indicaram uma série de benefícios impressionantes ligados ao simples ato de escrever as coisas pelas quais somos gratos. 

Mas por que essa prática em particular pode fazer tanto bem para nossa mente e corpo? Nós te explicamos!

Manter um caderno da gratidão significa realmente nos forçar a prestar atenção nas coisas boas da vida que, de outra forma, consideraríamos garantidas e nem nos daríamos conta de sua importância.

Confira os principais benefícios de praticar a gratidão em seu dia a dia

  • Praticar a gratidão faz toda a diferença no modo com que vivemos, ser grato nos ajuda a manter uma boa saúde mental, já que não focamos no problema e sim no lado bom de cada situação.
  • Ajuda a nos tornar mais resilientes, pois aprendemos a lidar de uma maneira positiva com os acontecimentos negativos.
  • Melhora significativamente a qualidade no sono e diminui a insônia, isso porque você passa a levar a vida de uma maneira mais leve, sem potencializar seus problemas e consequentemente perder o sono.
  • O corpo físico também sente claramente os efeitos de praticar a gratidão, você sentirá mais ânimo, mais qualidade de vida, sentirá a melhora de sintomas causados por problemas emocionais, diminuição da pressão arterial, melhora da depressão, entre outros.
  • Sentirá mais alegria em viver, pois verá que você é uma pessoa privilegiada por tanto e começará a reclamar menos, o que ajuda a atrair cada vez mais coisas boas para sua vida.
  • Escrever ajuda a organizar os pensamentos e nos permite aceitar nossas experiências negativas de melhor forma, enxergando o lado bom. Por exemplo, se você perdeu o emprego, é uma situação muito desagradável, mas já parou para pensar que talvez seja a chance de você encontrar algo melhor? Ou de se redescobrir? Por trás de tudo tem um porquê, você só precisa enxergar!
  • O Caderno da Gratidão te faz focar em pensamento de amor e gratidão. Estes pensamentos geram sentimentos, e estes sentimentos cocriarão para a sua realidade, mais motivos para agradecer e para praticar a gratidão.
  • Melhora significativamente nossos relacionamentos, pois praticando a gratidão podemos enxergar com mais clareza, o quanto pessoas queridas fazem a diferença em nossas vidas e a reconhecer os grande encontros dessa vida.

Já ouviu aquela frase que diz “Seus pensamentos se transformam em coisas.”? Ela se encaixa perfeitamente nesse contexto! Comece a praticar a gratidão hoje mesmo!

Como praticar a gratidão?

O sentimento de gratidão vai muito além de agradecer. Esse sentimento está ligado diretamente com nosso estado de espírito. O que significa que para nos sentirmos gratos, não precisamos de um grande acontecimento positivo.

Ser grato significa entender que não temos o controle sobre tudo e nem todos e desse modo, por diversas vezes temos que lidar com situações desagradáveis, mas que de alguma forma, irá nos ensinar uma lição positiva ou proporcionar um recomeço de acordo com o que desejamos. Confira dicas importantes para começar a praticar a gratidão hoje mesmo!

5 dicas para começar seu Caderno da Gratidão hoje mesmo

Agora que você já sabe o que é e no que consiste o Caderno da Gratidão, que tal algumas dicas para começar o seu hoje mesmo? Confira 10 dicas que separamos para você!

Crie um momento só seu

Não existe um momento certo de escrever em seu Caderno da Gratidão, pode ser logo no início da manhã ou antes de ir para a cama, por exemplo, o importante é tê-lo sempre por perto para quando você se lembrar de algo importante, poder registrar.

Deixá-lo em sua mesinha de cabeceira pode ser uma boa ideia. Quanto mais a vista e próximo de você o seu Caderno de Gratidão estiver, mais rapidamente terá o hábito de escrever, fato muito importante nesse processo.

Afinal, se olharmos com atenção devida à nossa volta, temos muito que agradecer. Para escrever, escolha um lugar bem tranquilo, peça para que não seja interrompido ao longo dos próximos minutos. Coloque uma música que goste, acenda um incenso e inicie o seu ritual de gratidão em seu caderno.

Não faça só por fazer

Você perceberá com a prática, que a decisão e motivação sincera de que deseja ser grato por tudo que você experiencia na vida, fará do caderno da gratidão uma ferramenta muito eficiente para manter elevado o seu nível de felicidade e sentimento de gratidão verdadeira.

Experimente a subtração, não apenas a adição

Quando se sentir em dúvida sobre o que escrever, saiba que uma maneira eficaz de Trabalhar em seu Caderno da Gratidão, é refletir sobre como seria sua vida sem certas bênçãos. Esse exercício nos faz enxergar o quanto devemos ser gratos por tudo o que temos e a dar mais valor à elas. 

Detalhe sua gratidão

Elaborar em detalhes sobre uma coisa particular pela qual você é grato traz mais benefícios do que uma lista superficial de inúmeras coisas. Busque sempre mais motivos para agradecer.

Enquanto você escreve é recomendável que não se atenha apenas ao motivo da gratidão, e sim, que escreva porque aquilo te faz se sentir grato. Isso potencializará ainda mais o exercício.

Escreva com o coração

Não se apresse neste exercício como se fosse apenas mais uma atividade pendente do dia que você precisa finalizar.

O Caderno da Gratidão é realmente diferente de apenas listar um monte de coisas agradáveis ​que aconteceram, você precisa se concentrar e sentir suas palavras com corpo, mente e alma.

Enquanto você escreve é recomendável que não se atenha apenas ao motivo da gratidão, e sim, que escreva porque aquilo te faz se sentir grato. 

Vamos começar a praticar a Gratidão?

Agradeça pelas situações e se sinta grato(a)! A Gratidão é um hábito que faz bem não só a nossa alma, mas a nossa mente e a nossa saúde física! Pratique a gratidão todos os dias e verá como é bom nos conectar com a nossa essência! Somos abundantes!

euConsciência.com

Da Redação: Bruna Apolinário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.